O Departamento de Estudos Curriculares, com o apoio do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, organiza o Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização, no Campus de Gualtar nos dias 6 e 7 de julho de 2018, contando com a participação do Sr. Ministro da Educação e do Sr. Reitor da Universidade do Minho na sessão de abertura, assim como do Sr. Secretário de Estado da Educação, na sessão de encerramento.
Sendo o insucesso escolar um dos aspetos críticos do sistema educativo, com reflexos na qualidade das aprendizagens em contexto escolar, as políticas transnacionais e nacionais valorizam perspetivas que conferem mais centralidade à escola e à sala de aula, por um lado, e destacam a importância da flexibilização curricular e da inovação pedagógica, por outro.
Deste modo, os projetos de inovação e flexibilização, em curso nas escolas dos ensinos básico e secundário, têm como objetivo central a redução significativa do insucesso e abandono escolares, com incidência em mudanças que refletem aspetos organizacionais, curriculares e pedagógicos. Neste seminário pretende-se ter um olhar a partir da investigação, com o contributo quer de pesquisadores, quer de professores, cujos testemunhos são essenciais para uma análise crítica dos resultados que é possível ter no final do primeiro ano da experiência do Ministério da Educação.
Programa em https://www.ie.uminho.pt/pt/Eventos/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/EventsDetail.aspx?id=52460
Muito bem. É realmente necessária a discussão e reflexão sobre a implementação do Programa de Autonomia e Flexibilização Curricular, após uma ano lectivo.
Vamos lá!